F1: As melhores imagens da vitória de Vettel no G.P. do Bahrain
Sebastian Vettel e a Ferrari contra-atacaram em estilo e, com um carro muito bem equilibrado para condições de corrida e uma interpretação estratégica perfeita do que se passava em pista, venceram o G.P. do Bahrain e recolocaram o alemão na liderança do Mundial, com mais 7 pontos que Hamilton (veja video dos melhores momentos da corrida)!
"Era disto que eu falava! Que máquina fantástica! É um prazer guiar este carro!", gritava Vettel pelo rádio para a sua equipa que passou também a liderar o Mundial de Construtores, com três pontos de avanço sobre a Mercedes. Já no pódio, ainda não conseguia expressar bem o que lhe ia na alma após a 44.ª vitória. "Foi um grande dia, nem sei o que dizer, adoro o que faço!!". De tal forma que continuará no Bahrain para guiar o Ferrari SF70H num dos dois dias de testes que se realizarão na 3.ª e 4.ª feira: "Claro que vou fazer os testes, estava a acabar a corrida e já queria saltar de novo para dentro do carro, o que acontecerá dentro de dois dias!".
Com o "comboio" em ritmo alucinante e numa das corridas mais intensas dos últimos tempos… mas sem "desfazer o nó", a Ferrari arriscou na estratégia chamando Vettel muito cedo para lhe montar de novo supermacios, no que foi seguida pela Red Bull que tinha Verstappen "trancado" atrás de Hamilton. Mas se o alemão da Ferrari voltou à pista a "voar", o holandês pouco durou, saindo de pista com total falha do sistema de travões… E como ficou furioso!
Porque a Mercedes chamou logo os dois carros, mas foi aí que Hamilton cometeu um erro básico, ao ser demasiado lento a entrar na "box" para dar tempo à equipa para trocar os pneus a Bottas. Ser "desnecessariamente lento" valeu-lhe uma penalização de 5 s, mais valia ter ficado parado à espera de vez… Essa penalização condicionou toda a sua corrida e, em termos globais, até a luta pela vitória, passando totalmente o controlo das operações para a Ferrari.
A cinco voltas do fim estava a 8,6 s do Ferrari e Hamilton dava tudo, mas Vettel procurava controlar e as dobragens faziam a diferença balançar para um lado ou outro. O alemão também mostrava que tinha tido a inteligência de guardar uma reserva nos seus pneus para este último ataque de Hamilton e respondeu sempre, acabando por cortar a meta com 6,66 s de vantagem. Ainda bem! Assim não se perderão tempos infindos a discutir os "ses" em relação aos 5 s da penalização (bem aplicada) a Hamilton!
"Desde a partida que senti que éramos rápidos e que podíamos ter uma palavra a dizer", comentou Vettel. "Pus o Valteri sob pressão e sem cometer erros. A paragem nas ‘boxes’ correu bem mas quando vi o ‘safety car’ pensei ‘oh não, outra vez não!’ [recordando o que se passara na China], mas felizmente que eles estavam todos perto da entrada das ‘boxes’ e eu consegui passar para a frente! Desde ontem que me sentia bem no carro e mesmo quando o Lewis atacou forte no final consegui gerir a vantagem".
Lewis Hamilton tudo fez na fase final da corrida e ainda recuperou cerca de 13 s a Vettel mas, a certa altura, o alemão achou que já chegava… E o britânico teve de reconhecer a derrota: "Parabéns ao Sebastian e obrigado ao Valtteri por ter sido um cavalheiro. O erro na entrada das ‘boxes’ foi culpa minha e só tenho de pedir desculpas à equipa. Dei tudo o que podia mas a Ferrari fez um bom trabalho. A decepção está cá e perder pontos para a equipa quando se podia ganhar é doloroso… Mas temos de lutar para voltar para esta batalha!".
"Foi uma corrida difícil, na primeira parte com o problema das pressões dos pneus traseiros estarem erradas, mas senti sempre o carro a fugir muito de traseira", contava Bottas. "E foi pena porque o objectivo hoje era o degrau mais alto. Mas, até agora, este foi o meu melhor fim-de-semana com a Mercedes e há mais para vir!".
Pos | Piloto | Equipa | Tempos/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1.33.53,374 h | 2 |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | a 6,660 s | 2 |
3 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 20,397 s | 2 |
4 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 22,475 s | 2 |
5 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 39,346 s | 2 |
6 | Felipe Massa | Williams | a 54,326 s | 2 |
7 | Sergio Pérez | Force India | a 1.02,606 m | 2 |
8 | Romain Grosjean | Haas | a 1.14,865 m | 2 |
9 | Nico Hülkenberg | Renault | a 1.20,188 m | 2 |
10 | Esteban Ocon | Force India | a 1.35,711 m | 2 |
11 | Pascal Wehrlein | Sauber | a 1 volta | 1 |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 1 volta | 2 |
13 | Jolyon Palmer | Renault | a 1 volta | 2 |
14 | Fernando Alonso | McLaren | a 3 voltas (motor) | 3 |
— | Marcus Ericsson | Sauber | Caixa de velocidades | 1 |
— | Carlos Sainz | Toro Rosso | Colisão | 1 |
— | Lance Stroll | Williams | Colisão | 1 |
— | Max Verstappen | Red Bull | Travões traseiros | 1 |
— | Kevin Magnussen | Haas | Prob. mecânico | 0 |
— | Stoffel Vandoorne | McLaren | N/alinhou (motor) | 0 |
A Fórmula 1 vai manter-se no Bahrain porque terá, terça e quarta-feira, a primeira das duas sessões de testes durante a temporada. A outra será no Hungaroring, após o G.P. da Hungria. Depois, haverá um pequeno hiato, pois o Mundial regressará com o G.P. da Rússia dentro de menos de duas semanas, realizando-se a corrida no circuito de Sochi a 30 de Abril.